Header Ads

Super Sentai vs Power Rangers



E aí galerinha, depois de escrever sobre as influências Tokusatsu no filme Pacific Rim, volto aqui para publicar uma outra matéria envolvendo o gênero, agora para abordar um assunto que sempre foi um tanto polêmico e sempre me causou ira: Super Sentai vs Power Rangers. Já vou avisando, não serei nada imparcial, se quiser imparcialidade que vá pra casa do ca...capeta, pois estou aqui para expressar o que penso e não ficar de frescurinha em cima do muro!
Pode parecer um assunto um tanto batido para aqueles que se dizem tokufãs, mas minha intenção não é somente escrever para esse nicho, ainda existem uma infinidade de pessoas que não sabem o que tem por trás desta história toda.

Vamos começar do inicio, Super Sentai é subgênero de seriados de Tokusatsu produzidos anualmente pelos estúdios TOEI, seus episódios são exibidos semanalmente e a cada ano se inicia uma nova série (mais ou menos como funciona as novelas globais), isso desde de 1975 até hoje (2013). Sentai significa "esquadrão", o conceito do gênero foi criado por Shotaro Ishinomori para variar (mangaka e criador de tantos heróis como Kamen Rider, Kikaider, Inazuman, Kaiketsu Zubat, Bycrossers, Machineman, Cyborg 009 etc). As características principais do gênero Sentai consiste em ser um esquadrão de guerreiros (na maioria das vezes 5) e cada um deles possuem trajes de combate de uma cor diferente, sendo que na maioria das vezes o vermelho exerce a função de líder. O prefixo "Super" foi adicionado ao gênero a partir de 1979 quando acrescentaram robô gigante às séries. Em todas as séries de sentai já produzidas, podemos encontrar em todos eles o guerreiro Vermelho e Azul, segundo Ishinomori o vermelho representa o Japão, o Sol Nascente, e o vermelho significa revolução, por isso os guerreiros vermelhos costumam possuir um perfil psicológico sanguíneo e exercer o papel de liderança, algumas séries podem fugir um pouco disso, mas eles sempre são de alguma forma o coração do esquadrão.




Agora alguém mais leigo no assunto deve ter imaginado: "5 guerreiros, cada um com um traje de combate de uma cor, vermelho lider, robô gigante...PORRA!! Isso é Power Ranger!!". Então...a partir de 1992 uma produtora americana chamada Saban comprou da TOEI os direitos de adaptação das séries, e assim eles pegam as séries de Super Sentai e montam suas versões e assim nasceram os Power Rangers. Alguns anos depois esses direitos de adaptação pertenceram a Disney e agora voltaram à Saban. 
Mas porque fizeram isso?? Porque estadunidense é um povo egocêntrico que se acham centro do mundo, e não são capazes de aceitar alguma produção que mostre japoneses salvando o mundo então pegaram a ideia e adaptaram para seu ponto de vista fútil.
Eu já não sou a favor de adaptações, se algo já existe não porque querer fazer de novo para ganhar mérito em cima de algo que já existe, ainda mais nesse caso que claramente se trata de um colonialismo cultural. Não é de hoje que americanos gostam de se apropriar das coisas alheias para ficarem com a imagem de os "fodões do planeta", é assim no ramo do entretenimento e na política, até hoje dizem que os inventores do avião foram os irmãos Wright e tratam Santos Dumont como um nada, assim como batem o pé que o cinema foi inventado por Thomas Edson e não pelos irmãos Lumière da França, assim como roubaram muitos projetos de tecnologia nazista e hoje se gabam como se fossem os criadores. A questão é que os americanos já possuem suas produções e seus heróis e mesmo assim querem se apropriar das produções de outras nações, por isso pra mim a TOEI foi uma vendida em aceitar se rebaixar desta forma. Agora irei colocar as séries de sentai's que foram produzidas até o momento e as que foram adaptadas para a versão americana e depois concluo o raciocínio.




 As séries de Sentai começaram a ser produzidas em 1975, ate 1991 não sofreram adaptações.

1975 - Himitsu Sentai GORANGER (Esquadrão Secreto GORANGER)
Aka Ranger - Tsuyoshi Kaijou
Ao Ranger - Akira Shinmei, foi interpretado pelo grande Hiroshi Miyauchi, que também fez papel de Big One, Kamen Rider V3, comandante Shunsuke Masaki (Winspector).
Ki Ranger - Daita Ooiwa
Mido Ranger - Kenji Asuka
Momo Ranger - Peggy Matsuyama.
















1977 - JAKQ Dengekitai (Equipe Relâmpago JAKQ),  A série tem um clima bem filme policial anos 70 com investigações, perseguições. O esquadrão JAKQ começa com quatro integrantes, mais pro fim da série surge o quinto membro.
Spade Ace - Goro Sakurai
Diamond Jack - Ryu Higashi
Clover King - Daichi Bunta
Heart Queen - Karen Mizuki
Big One - Soukichi Banba, o quinto integrante que tem o traje branco, interpretado por Hiroshi Miyauchi que fez papeis como Kamen Rider V3, Ao Ranger, Kaiketsu Zubat etc.








1979 - Battle Fever J, foi uma série que nasceu após acordos com a Marvel, pois queria aumentar a popularidade de suas HQ's no Japão, para isso pediu que a TOEI produzisse um seriado de tokusatsu do Spiderman e também queriam que criassem uma especie de "Capitão Japão", só que queriam que nesta série ele fosse ajudado por guerreiros de outros países (e logicamente queriam destaque para um personagem americano). As negociações para esse tal "Capitão Japão" não foram pra frente, mas a ideia foi aproveitada para se criar um sentai onde cada agente havia uma técnica de luta e treinados ao redor do mundo. Um fato curioso é a presença do Battle Cossak (amarelo) que foi treinado na União Soviética que geralmente costumam ser representados como algo negativo em produções capitalistas. Outro marco desta série foi o surgimento do primeiro robô gigante de Sentai (um mecha com aparência Samurai).
Battle Japan - Masao Den 
Battle Kenia - Shiro Akebono - Foi interpretado pelo grande ator/dublê Kenji Ohba que tambem fez papel de Gyaban e de Denji Blue no ano seguinte.
Batlle France - Kyosuke Shida
Battle Cossack - Kensaku Shiraishi
Miss America - Diane Martin.














1980 - Denshi Sentai DENJIMAN (Esquadrão Eletrônico DENJIMAN), a partir desta série os Sentais passaram a ser padronizados e ter seus designs criados pela Bandai.
Denji Red - Akagi Ippei
Denji Blue - Ohme Daigoro interpretado por Kenji Ohba que havia feito o Battle Kenia e posteriormente será eternizado como Gyaban.
Denji Green - Kiyama Jun
Denji Yellow - Midorikawa Tatsuya
 Denji Pink -Momoi Akira.




1981 - Taiyou Sentai SUN VULCAN (Esquadrão Solar SUN VULCAN),
Vul Eagle - Oowashi Ryuusuke da aeronáutica 
Vul Shark - Samejima Kinya da marinha 
Vul Panter - Hyo Asao do exército.














1982 - Dai Sentai GOGGLE V (Grande Esquadrão GOGGLE V), essa série foi exibida no Brasil foi exibido pela Rede Bandeirantes e depois pela Rede Record. Não fez tanto sucesso por aqui, pois o público na época já estava acostumado com Changeman (1985) e Flashman (1985), por esta razão Goggle V acabava parecendo um tanto ultrapassado e visto pelo publico daqui como um "Changeman genérico".Cada um dos Goggle V possuem uma joia em seu capacete que representam alguma civilização do mundo e seus movimentos são inspirados em ginastica olímpica e artística, pois nesta época o assunto olimpíadas estava em alta.
Goggle Red - Kenichi Akama. A sua joia é o Rubi e representa a civilização da Atlântida.
Goggle Black Kanpei Kuroda. A sua joia é a esmeralda e representa a civilização asiática. Lembrando que o Kanpei Kuroda foi interpretado pelo ator/duble Junichi Haruta que fez o Macgaren em Jaspion e o Dyna Black no ano seguinte.
Goggle Blue - Saburo Aoyama - Sua joia é a Safira e representa a civilização egípcia.  
Goggle Yellow Futoji Kijima - Sua joia é o opala e representa a civilização Muçulmana.
Goggle Pink -Miki Momozono - Sua joia é o diamante e representa a civilização Inca.


















1983 - Kagaku Sentai DYNAMAN (Esquadrão Cientifico DYNAMAN)
Dyna Red - Dan Hokuto. 
Dyna Black - Ryuu Hoshikawa. Interpretado pelo ator/duble Junichi Haruta que havia feito o Goggle Black no ano anterior e posteriormente Macgaren em Jaspion.
Dynna Blue - Yousuke Shima   
Dyna Yellow - Kousaku Nangou 
Dyna Pink - Rei Tachiban
















1984 - Choudenshi BIOMAN (Super Elétron BIOMAN). Tidos por muitos como um dos melhores sentais já feitos.
Red One - Gou Shirou
Green Two - Takasugi Shingo 
Blue Three - Ryuuta Nanbara  
Yellow Four - Mika Koizumi  
Pink Five - Hikaru Katsuragi










1985 - Dengeki Sentai CHANGEMAN (Esquadrão Relâmpago CHANGEMAN). Foi exibido no Brasil pela Rede Manchete, junto com o Jaspion foi o responsável pelo BOOM das séries Tokusatsu por aqui.
Change Dragon - Tsurugi Iryuu. 
Change Griphon - Sho Hayate
Change Pegasus - Yuuma Oozora   
Change Mermaid - Sayaka Nagisa 
Change Phoenix - Mai Tsubasa















1986 - Choushinsei FLASHMAN (Super Nova FLASHMAN). Também foi exibido no Brasil pela Rede Manchete pegando carona no sucesso de Jaspion e Changeman. Uma ótima série com muita dramaticidade.
Red Flash - Jin
Green Flash - Dai 
Blue Flash - Bun  
Yellow Flash - Sara  
Pink Flash - Lu



















1987 - Hikari Sentai MASKMAN (Esquadrão da Luz Maskman). Foi o último sentai exibido no Brasil, também pela Rede Manchete. Maskman foi o primeiro sentai a apresentar um sexto integrante, ele surge mais pro fim da série.
Red Mask - Takeo, lutador de Karate
Black Mask - Kenta, lutador de Kenpo 
Blue Mask - Akira, lutador de Kung - Fu  
Yellow Mask - Sayaka, lutadora de Ninjutsu  
Pink Mask - Keiko, lutadora de Tai Chi Chuan
X1 Mask - Ryou Asuka, o sexto integrante, lutador de Kickboxing



















1988 - Choujuu Sentai LIVEMAN (Esquadrão das Super Feras LIVEMAN). A série se inicia com 3 integrantes (Red Falcon, Blue Dolphin e Yellow Lion), depois do episódio 30 surgem os dois novos integrantes para completar o quinteto (Black Bison e Green Sai). Está entre meus sentais favoritos (Changeman, Flashman, Liveman, Jetman e Dairanger).
Red Falcon - Yusuke Amamiya
Blue Dolphin - Megumi Misaki
Yellow Lion - Jou Ouhara
Black Bison - Tetsuya Yano
Green  Sai - Junichi Aikawa





1989 - Kousoku Sentai TURBORANGER (Esquadrão de Alta Velocidade TURBORANGER).
Red Turbo - Riki Hoono
Black Turbo - Daichi Yamagata
Blue Turbo - Youhei Hama
Yellow Turbo - Shunsuke Hino
Pink Turbo - Haruna Morikawa

















1990 - Chikyuu Sentai FIVEMAN (Esquadrão Terrestre FIVEMAN).
Five Red - Gako Hoshikawa
Five Black - Fumiya Hoshikawa
Five Blue - Ken Hoshikawa
Five Yellow - Remi Hoshikawa
Five Pink - Kazumi Hoshikawa







1991 - Choujin Sentai JETMAN (Esquadrão dos Homens Pássaros JETMAN), também um dos sentais mais queridos do público, repleto de críticas, triangulos amorosos, intrigas, reviravoltas e sem dúvida o destaque é o personagem Gai Yuuki (Black Condor).
Red Hawk - Ryuu Tendou
Black Condor - Gai Yuuki, 
White Swan - Kaori Rokumeikan
Yellow Owl - Raita Ooishi
Blue Swallow - Ako Hayasaka





De 1992 em diante as séries de sentai passaram a ter as adaptações americanas conhecidas como Power Rangers (música de funeral u.u), agora irei falar destas séries e que temporada de Pau no Ranger ela originou, agora todos os sentais produzidos terão uma versão americana usando os mesmos trajes de combate, reaproveitando várias cenas e usando as cenas dos mechas da série japonesas para serem os "Megazords".


1992 - Kyouryuu Sentai ZYURANGER (Esquadrão Jurassico ZYURANGER). Os Zyurangers eram guerreiros de tribos ancestrais que foram selados e despertaram em 1992 para combater a Rainha Bandora. Essa série teve a versão americana conhecida como Mighty Morphin Power Rangers, na versão americana simplesmente cinco adolescentes leite com pera de uma mesma escola foram escolhidos para salvar o mundo. O mais bizarro é que a maioria das cenas deles transformados eram cenas de Zyuranger editadas e dubladas, e a famosa Rita na verdade era a Rainha Bandora vilã do seriado original. 
Tommy ficou famoso por ser o Ranger Verde, aquele que tem um protetor dourado no ombro, no Zyuranger ele é irmão de Geki (vermelho), a Rainha Bandora o desperta e o engana dizendo que foi traído por seu irmão, ele fica puto e passa a lutar contra eles. Um dia ele descobre a verdade e volta a ficar do lado de seus companheiros, no entanto ele acaba morrendo em um episódio, e em seus últimos suspiros ele entrega sua ombreira e adaga para seu irmão. Um pedaço dessa cena foi aproveitada em Power Rangers e ficou mais ou menos assim: "OHH! Jason, estou ferido, leve isso com você".
Tyranno Ranger - Geki
Mammoth Ranger - Goushi
Tricera Ranger - Dan
Tiger Ranger - Boy (mesmo ator que fez o Manabu de Jiraiya)
Ptera Ranger - Mei
Dragon Ranger - Burai. Mesmo ator que fez o Change Pegasus em Changeman.



























1993 - Gosei Sentai DAIRANGER (Esquadrão das Cinco Estrelas DAIRANGER). Esta série visualmente foi uma obra de arte, lindos trajes, veículos, armas e mechas. Tudo foi inspirada em lendas chinesas e Kung - fu. Nesta época ainda os americanos estavam transmitindo o  Mighty Morphin Power Ranger, mas com o fim de Zyuranger não teriam mais novas cenas dos Mechas Dinossauros para serem os "Megazords", então eles inventaram que os Power Rangers perderam seus poderes e depois ganharam "Megazords" novos, que na verdade são os mechas de Dairanger. Na faz sentido nenhum agora os rangers cada um inspirado em um dinossauro (trajes de Zyuranger) controlando mechas inspirados em animais lendários chineses, o Ranger Tiranossauro controlando um dragão chines, o Ranger Tigre Dente de Sabre controlando um mecha de Kirin etc.
Outra coisa reaproveitada de Dairanger, foi o traje do sexto guerreiro que surgiu no meio da série, Tommy perdeu os poderes de Ranger Verde e virou um Ranger Branco, que na verdade é o traje de Kiba Ranger de Dairanger.
Ryuu Ranger (Dragão) - Ryou
Shishi Ranger (Leão) - Daigo
Tenma Ranger (Pegasus) - Shouji
Kirin Ranger - Kazu
Hohou Ranger (Phoenix) - Lin
Kiba Ranger (Tigre) - Kou 


















1994 - Ninja Sentai KAKURANGER (Esquadrão Ninja Kakuranger). Como o nome diz é um sentai com temática ninja. No Power Ranger usaram os trajes de Kakuranger naqueles "Alien Rangers" e também os trajes de ninja que eles começaram a usar quando repentinamente ganharam também poderes de ninjas...
 Ninja Red - Sasuke
Ninja White  - Tsuruhime
Ninja Black - Jiraiya
Ninja Blue - Saizou
Ninja Yellow - Seikai





















1995 - Chouriki Sentai OHRANGER (Esquadrão Super Poderoso OHRANGER). Essa série foi estragada com a versão Power Ranger ZEO. Ohranger começa com 5 integrantes entrando um sexto no meio da série.
Oh Red - Gorou Hoshino
Oh Green - Shouhei Yokkaichi
Oh Blue - Yuuji Mita
Oh Yellow - Juri Nijou 
Oh Pink - Momo Maruo
King Ranger - Riki









1996 - Gekisou Sentai CARRANGER (Esquadrão de Carros CARRANGER). Foi uma série que pendeu mais pro humor, dizem ser uma sátira dos sentais em geral e principalmente da série Turboranger de 1989. Os americanos usaram essa série para montar o filme Power Rangers Turbo. Começam com 5 integrantes e depois surgem os demais.
Red Racer - Kyosuke Jinnai
Blue Racer - Naoki Domon
Green Racer - Minoru Uesugi
Yellow Racer - Natsumi Shinohara
Pink Racer - Yoko Yagami
Signalman - Androide
VRV Master - Androide









1997 - Denji Sentai MEGARANGER (Esquadrão Eletromagnético MEGARANGER). Os americanos usaram como base essa série para montar Power Rangers no Espaço. Megaranger se inicia com cinco integrantes, surgindo o Mega Silver no meio da série.
Mega Red - Kenta Date
Mega Black - Koichiro Endo
Mega Blue - Shun Mamiki
Mega Yellow - Chisato Jogasaki
Mega Pink - Miko Imamura
Mega Silver - Yuusako Hayakawa














1998 - Seijuu Sentai GINGAMAN (Esquadrão das Feras Estelares GINGAMAN). Gingaman foi usado pelos Yankes para montarem Power Rangers da Galaxia Perdida.
Ginga Red - Ryoma
Ginga Green - Hayate
Ginga Blue - Gouki
Ginga Yellow - Hikaru
Ginga Pink - Saya
Bull Black - Hyuuga












1999 - Kyu Kyu Sentai GO GO V (Esquadrão de Resgate GO GO V). A versão americana desta série é Power Rangers: O Resgate.
Go Red - Motoi Tatsumi
Go Blue - Nagare Tatsumi
Go Green - Shou Tatsumi
Go Yellow - Daimon Tatsumi
Go Pink - Matsuri Tatsumi









2000 - Mirai Sentai TIMERANGER (Esquadrão do Futuro TIMERANGER). O tema da série foi escolhido por ser o primeiro sentai do novo milênio. A versão americana dessa série é o Power Rangers Força do Tempo.
Time Red - Tatsuya 
Time Pink - Yuri
Time Blue - Hayase
Time Green - Shion
Time Yellow - Domon
Time Fire - Naoto

















2001 - Hyakujuu Sentai GAORANGER (Esquadrão das Cem Feras GAORANGER). Série comemorativa dos 25 anos do gênero sentai. A versão americana é o Power Ranger Força Animal.
Gao Red - Kakeru Shishi
Gao Black - Soutaro Ushigami
Gao Blue - Kai Samezu
Gao Yellow - Gaku Washio
Gao White - Sae Taiga
Gao Silver - Tsukomaru Oogami












2002 - Ninpuu Sentai HURRICANGER (Esquadrão Ninjas do Vento HURRICANGER). Em cima deste sentai foi montada a versão americana Power Rangers Tempestade Ninja.
Hurricane Red - Yousuke Shiina 
Hurricane Blue - Nanami Nono
Hurricane Yellow - Kouta Bitou
Kabuto Raiger - Ikkou Kasumi
Kuwagata Raija - Isshu Kasumi
Shurikenger - Asuka Kagura






2003 - Bakuryuu Sentai ABARANGER (Esquadrão Dinossauros Explosivos ABARANGER). Esta série foi adaptada pelos americanos originando assim Power Rangers: Dino Thunder. O Curioso é que em um episódio desse Power Ranger mostra eles assistindo Abaranger e mostrando de forma um tanto taxativa como se os japoneses estivessem copiando os Power Rangers.
Abare Red - Ryouga Hakua
Abare Blue - Yukito Sanjou
Abare Yellow - Ranru Itsuki
Abare Black - Asuka
Abare Killer - Mikoto Nakadai





2004 - Tokusou Sentai DEKARANGER (Esquadrão de Investigação DEKARANGER). Este foi vitimado pela versão americana chamada Power Rangers SPD. Em Dekaranger a sigla SPD significa Special Police Dekaranger, e foi um sentai que iniciou com cinco integrantes e no decorrer da série surgiram vários outros.
Deka Red - Ban
Deka Blue - Houji
Deka Green - Sen Chan
Deka Yellow - Jasmine
Deka Pink - Umeko
Deka Break - Tetsu
Deka Master - Doggy
Deka Swan - Swan Shiratori
Deka Bright - Lisa
Deka Gold - Marie























2005 - Mahou Sentai MAGIRANGER (Esquadrão Mágico MAGIRANGER). Em cima de Magiranger foi feita a versão Power Rangers Força Mistica.
Magi Rede - Kai Ozu
Magi Yellow - Tsubasa Ozu
Magi Blue - Urara Ozu
Magi Pink - Houka Ozu
Magi Green - Makito Ozu
Magi Mother - Miyuki Ozu
Magi Shine - Hikaru
Magi Wolzardfire - Isamu Ozu







2006 - Gougou Sentai BOUKENGER (Esquadrão Vibrante BOUKENGER). Seriado que comemorou 30 anos do gênero sentai, com direito ao filme Boukenger vs Super Sentai. A versão americana foi batizada de Power Rangers: Operação Ultra Veloz.
Bouken Red - Satoru Akashi
Bouken Black - Masumi Inou
Bouken Blue - Souta Mogami
Bouken Yellow - Natsuki Mamiya
Bouken Pink - Sakura Nishihori
Bouken Silver - Eiji Takaoka




















2007 - Juuken Sentai GEKIRANGER (Esquadrão Punho de Fera GEKIRANGER). Um sentai com temática kung-fu. Esta série teve a versão americana Power Rangers: Jungle Fury.
Geki Red - Jan Kandou
Geki Blue - Retsu Fukami
Geki Yellow - Ran Uzaki
Geki Violet - Gou Fukami
Geki Chopper - Ken Hisatsu















2008 - Enjin Sentai GO - ONGER (Esquadrão Motorizado GO ONGER). Por alguns considerado um dos piores Sentai's já produzidos, a versão americana é Power Ranger RPM.
Go-On Red - Sosuke Esumi
Go-On Black - Gunpei Ishihara
Go-On Blue - Ren Kousaka
Go-On Green - Hanto Jyou
Go-On Yellow - Saki Rouyama
Go-On Gold - Hiroto Suto
Go-On Silver - Miu Suto







2009 - Samurai Sentai SHINKENGER (Esquadrão Samurai SHINKENGER). Esta série foi americanizada com a versão Power Rangers Samuais.
Shinken Red - Takeru Shiba
Shinken Blue - Ryunosuke Ikenami
Shinken Green - Chiaki Tani
Shinken Yellow - Kotoha Hanaori
Shinken Pink - Mako Shiraishi
Shinken Gold - Genta Umemori
















2010 - Tensou Sentai GOSEIGER (Esquadrão Celestial GOSEIGER). Ela sofreu a americanização com a versão Power Rangers Megaforce.
















2011 - Kaizoku Sentai GOKAIGER (Esquadrão Pirata GOKAIGER). Esta série comemora os 35 anos das séries sentais, por esta razão esta série reúne TODOS os 34 esquadrões anteriores com direito a participação de atores das séries antigas. Usando as Keys os Gokaigers podem mudar de forma e se transformar em qualquer integrante de sentai, eles podem se transformar em Changeman, Flashman, Liveman, Zyuranger, Shinkenger etc. Infelizmente já esta sendo produzido um Power Ranger em cima de Gokaiger.
Gokai Red - Capitão Marvelous
Gokai Blue - Joe
Gokai Green - Don
Gokai Yellow - Luka
Gokai Pink - Ahim
Gokai Silver - Gai




2012 - Tokumei Sentai GO - BUSTERS (Esquadrão de Missões GO BUSTERS). Teve uma produção diferenciada do que se espera de um Sentai, mas não fez muito sucesso no Japão.
Red Buster - Hiromu Sakurada
Blue Buster - Ryuji Iwasaki
Yellow Buster - Yoko Usami
Beet Buster - Masato Jin
Beet J. Stag - Androide








2013 - Juuden Sentai KYORYUGER (Esquadrão Eléctrossauro KYORYUGER). Finalmente a série que está em exibição atualmente no Japão. Como a série esta em exibição ainda irei colocar apenas os cinco integrantes iniciais do seriado:
Kyoryu Red - Daigo Kiryu
Kyoryu Black - Ian Yorkland
Kyoryu Blue - Nobuharu Udou
Kyoryu Green - Souji Rippukan
Kyoryu Pink - Amy Yuuzuki









Agora que já falei sobre cada sentai e as suas respectivas versões americanas agora posso concluir. TODAS as séries de Sentai's são perfeitas? Lógico que não, algumas são ótimas, outras são ruins, algumas possuem uma narrativa e enredo mais maduro, outras já são mais infantis afinal são 36 seriados. Mas sendo bom ou ruim é o ORIGINAL e não uma mera adaptação. No geral as séries de sentai possuem ótima trilha sonora, personagens com personalidade distintas e bem trabalhadas, drama, morte de personagens enquanto Power Ranger sempre segue uma história mais abobada.
Sinceramente, ao ver Power Rangers eu sinto a mesma sensação que sentiria se visse dinamarqueses vestidos de mariachis, nigerianos vestidos de vikings e chineses de turbante...é algo que não dá liga, não combina, são produções e temáticas TÍPICAS japonesas.
Muito "tokufã" por falam como se fossemos obrigados a achar Power Ranger bacana, mas não vejo por aí, é nitidamente mais uma atitude egocêntrica estadunidense, diferente de referencias ou inspirações como Darth Vader foi inspirado em Hakaider, Pacific Rim etc.
"Ahh mas TOEI ganhou muito dinheiro com isso!" Dane-se, essa é uma mentalidade muito vazia e capitalista, cafetão também ganha dinheiro explorando prostitutas, empresário ganham dinheiro mandando desmatar florestas, caçadores ganham dinheiro caçando animais em extinção, político ganha dinheiro sendo corrupto...e por essas razões do dinheiro estar acima das demais coisas que vivemos em um inferno. A TOEI vendeu sua honra e aceitou ser rebaixar perante os americanos.
Me revolta ver no Facebook muitas páginas que pagam de "Oldschool" e manjadoras a toda hora criando conteúdo sobre Power Ranger sem nem mesmo saber dos Sentais originais, agindo como se essa colcha de retalhos fosse um BAITA CLÁSSICO, algo super original.
"Se não fosse Power Ranger, por aqui sentai seria apenas uma vaga lembrança de Rede Manchete mimimi", antes fosse assim, é deprimente ver pessoas que não sabem de nada vendo uma imagem de um Sun Vulcan, Bioman, Jetman por exemplo, e falarem "Olhaa Power Rangers deeer =B", mesmo se tratando de séries que nunca sofreram americanização, triste ver que o colonialismo cultural desonrou e "apagou" 35 anos de grandiosa historia de Super Sentai. Tratam como épica uma imagem fulera com uns 20 Pau no Rangers reunidos, mas sinceramente ÉPICO é isso:




Boa noite.





3 comentários

太陽零 disse...

Curti!
Fez uma apanhado geral e ainda mostrou a "origem" dos PR, haha.
Entretanto vi 2 erros:
- O texto foi totalmente parcial, haha.
Mas isso é erro de revisão, hehe.
- Nome da vilã dos Zyuanger é Bandora(ou Bandra como está na placa da sua "morada")

E só faltou citar que a Dyna Pink foi interpretada pela mesma atriz que fez a vilã Nefer(Flashman).

Caio Vinícius Santos da Silva disse...

Concordo com você.
O que rege os Estados Unidos é uma fraca e hipócrita ideologia!
Algo que os incentiva a somente observar, e agarrar oportunidade de levar créditos e de tirar proveito(foi assim na 1ª e na 2ª Guerra Mundial, tem sido sempre assim no decorrer da história e não vai ser diferente em nenhum aspecto).
Gosto de tokusatsu, principalmente os da franquia Super Sentai.
Me revolto quando os sentais não são reconhecidos.
E também concordo que aquilo é épico(sobre a última imagem postada no artigo)

Caio Vinícius Santos da Silva disse...

Concordo com você.
O que rege os Estados Unidos é uma fraca e hipócrita ideologia!
Algo que os incentiva a somente observar, e agarrar oportunidade de levar créditos e de tirar proveito(foi assim na 1ª e na 2ª Guerra Mundial, tem sido sempre assim no decorrer da história e não vai ser diferente em nenhum aspecto).
Gosto de tokusatsu, principalmente os da franquia Super Sentai.
Me revolto quando os sentais não são reconhecidos.
E também concordo que aquilo é épico(sobre a última imagem postada no artigo)

Tecnologia do Blogger.