Header Ads

DARTH VADER, A ORIGEM!



Oi! Eu sou Dan Higa, vocês devem me conhecer da seção Assoprando o Cartucho e da Shocker Project, hoje eu vim escrever minha primeira matéria que não envolva nenhuma das duas coisas, vim escrever sobre a origem de Darth Vader.
Todos conhecem Darth Vader, um personagem que foi eternizado, sem dúvida o vilão mais conhecido, pertencente há um titulo igualmente de peso: Star Wars.

Star Wars é uma série de filmes de ficção cientifica criada por George Lucas, o primeiro filme foi lançado em 1977 pelos estúdios 20th Century FOX (talvez seja por isso que Family Guy fez a sua "versão do filme" haha).
O filme foi lançado em uma época que poucos botavam fé no projeto do George Lucas, na época achavam que esse gênero de filme não traria muito apelo ao público, e todos nós sabemos no que deu, simplesmente umas das franquias mais conhecidas do UNIVERSO, uma obra que acabou revolucionando o cinema e gerando muito cascaio com os diversos produtos que levavam o nome do filme.

É de conhecimento de muitos que Geoge Lucas criou Star Wars se baseando em filmes de velho oeste e de samurais. Geoge Lucas já admitiu ter se inspirado no conto do conto A Fortaleza Escondida do grande mestre Akira Kurosawa. Nota-se que R2D2 e C3PO foram inspirados nos dois camponeses trapalhões que tentam ajudar a princesa a expulsar o exército imperial de suas terras e Obiwan Kenobi se aseme-lha a figura do grande guerreiro samurai exilado.





E Darth Vader um dos vilões mais emblemáticos do cinema, também foi inspirado em outro vilão grandioso: Hakaider.
Hakaider é um vilão que surge na série Jinzou Ningen KIKAIDER (Humano Artificial Kikaider), produzido em 1973 pela TOEI Company, outra criação do mestre Shotaro Ishinomori (autor/mangaka de obras como Cyborg 009, Kamen Rider, Goranger, Kaiketsu Zubat, Inazuman, Bycrossers, Machineman e muitas outras).



O professor Den Komyoji é um cientista renomado na área de robótica, até então não superou o fato de ter perdido seu primogênito em um acidente de laboratório. Ele acaba se tornando sócio do professor Gill que se mostrou interessado em seu trabalho, no entanto descobre que esta sendo usado por ele para que construa máquinas assassinas para a organização DARK, e pra piorar a situação, sua própria esposa é uma espiã desses crápulas. 
Desta forma ele resolve desenvolver um androide com sentimentos humanos para que possa combater essa organização infernal. Sua razão humana e funções relacionadas a sentimentos estão associadas ao circuito de consciência GEMINI (situada na extremidade esquerda de seu cérebro) enquanto as funções de combate estão ligadas com a extremidade direita (por isso que sua forma de combate metade de seu corpo é azul e outra vermelha).
O nome do androide é Jiro, ele se passa por humano mas assume a forma de Kikaider para combater seus "irmãos" que são controlados pela Dark (isso faz lembrar bastante a ideia de Rockman, será se a Capcom se inspirou em Kikaider para criar a sua franquia de jogos?).




Jiro é um rapaz gente boa, sempre carregando sua viola nas costas, dando rolês em sua moto. Quando seus inimigos escutam uns acordes melancólicos, já sabem que Jiro está na área pronto pra meter porrada.
A filha do Prof. Komyoji, Mitsuko descobre a existência Jiro/Kikaider e questiona o questiona quais seriam as razões para criar um robô atormentado por sentimentos humanos. Ela acaba se simpatizando por Jiro e até se apaixonando.


No decorrer da série surge o mais poderoso rival de Kikaider: Hakaider. Um androide nos mesmos moldes de Kikaider, possui forma civil também e também demonstra ter pensamentos próprios, porém se trata de um novo modelo mais poderoso. Hakaider se mostra um adversário difícil, dando muito trabalho ao nosso protagonista, no entanto, ele possui um ponto fraco: não pode se manter em forma de combate durante muito tempo, obrigando-o a voltar correndo para o laboratório (isso salvou Kikaider muitas vezes de ser destruído). 


  
Hakaider sem dúvida foi um vilão imponente que marcou época nos Tokusatsu's, talvez ele tenha sido o primeiro GRANDE RIVAL do herói, pois todas as séries tinham lá seus grandes vilões, mas dificilmente tinha um personagem que realmente gerava aquele clima de rivalidade com o protagonista. Um vilão marcante assim como Macgaren (Jaspion) e Shadow Moon (Kamen Rider Black).
E foi o mesmo Hakaider que inspirou George Lucas, que declarou ter encontrado nele o que buscava para seu vilão.



Hakaider acabou tendo um filme como protagonista em 1995. Logicamente que o protagonista Kikaider não ficou de fora, ao fim de seu seriado ele teve o seu sucessor, o Kikaider 01 que protagoniza a nova série, e lógico, contando com a ajuda do primeiro Kikaider em certas ocasiões.
Tanto Kikaider quanto Kikaider 01 também tiveram suas versões para mangá (de Ishinomori ou não) e versão anime.






A série Choujiki METALDER (Super Homem Máquina Metalder) de 1987, também foi uma homenagem à Kikaider, carregando a mesma temática de um androide que carrega o fardo e melancolia de possuir sentimentos humanos e não conseguir se encaixar no mundo. Ele também possui design com o corpo dividido em vermelho e azul, e assim como seu primo dos anos 70 cada metade do corpo é responsável por uma função (combate e sentimento). Metalder foi exibido no Brasil no início dos anos 90 na rede Bandeirantes.




Então é isso, espero que tenham gostado. E quero agradecer pelos amigos Gabriel Niigou e Ricardo Moraes que acabaram sem querer me dando a ideia de escrever essa matéria. Aguardem quem vem mais por aí!!

JIROO CHENJI!!!
E Lembrem-se, compareçam na Shocker Project e curta nossa página no Facebook.


















5 comentários

Sayuri Okamoto disse...

gosto de star wars mas não curto muito essas coisas hahahaha

mauricio sena disse...

Parabéns ficou muito bem explicado a origem se não o maior de todos os vilões.

Dan Higa disse...

Valew pela força rapaz! =D

Carlos Roosevelt disse...

Gostei da postagem... só não imagine que a história do Kikaider fosse tão parecida com a história d outro metal heroe d q gosto mto: Metalder.

gregaeudaimonia disse...

Parabéns, gostei da postagem... só naõ achei q Kikaider fosse tão parecido com Metalder (além do leyout rsrs).

Tecnologia do Blogger.