Header Ads

Seção Assoprando o Cartucho - Ace Combat 3 Electrosphere




E aí cambada? Terminou o primeiro módulo do curso que estava fazendo, agora tenho mais tempo para escrever para vossas pessoas =D.
Hoje irei falar de um jogo que eu passava horas jogando em meu Psx, Ace Combat 3.
Ace Combat 3 Electrosphere um jogo de simulação de caças de guerra, foi lançado pela Namco em 1999,  posteriormente foi lançada uma versão americana reduzida (apenas um CD, ao contrário da original japonesa que vinham CD 's duplos) e histórias e missões reduzidas, por esta razão não recomendo a versão americana.

A história se passa em 2040 onde ocorre uma guerra entre corporações multinacionais que lutam em disputas territoriais do continente Usea, provavelmente o game tenta mostrar com esse enredo os efeitos do capitalismo na sociedade, e que em um futuro próximo as corporações que detêm o poder econômico passarão a ser mais importantes do que as nações e estados, passando assim a controla-los de acordo com seus interesses.


Você inicia o jogo como um combatente da organização UPEO, os menus do game são bem trabalhados e fazem você se sentir de fato em um sistema operacional da organização da qual você faz parte, onde os seus superiores e companheiros entram e contato com você e onde você assiste os telejornais falando sobre a situação politica, reportagens e debates sobre os embates entre as organizações. Dentre as corporações podem ser citadas a UPEO, Neocom, General Resources e entre outras, cada uma delas atua em determinados ramos de pesquisa como nano tecnologia, pesquisa espaciais e etc, assim como cada uma delas tem suas alianças e inimigos.


Uma das coisas que mais gosto do jogo é a questão das tramas, relações pessoais entre os personagens, reviravoltas na história e em algumas missões o jogador é obrigado a fazer escolhas como mudanças de corporação, ou seja, dependendo de suas escolhas você pode acabar tendo de matar alguém que era seu amigo ou aliado anteriormente, assim como suas metas vão mudando no decorrer da história. E tudo isso é mostrado como se fosse um anime, cada escolha influencia em suas missões, quem serão seus inimigos e aliados e logicamente no final do jogo.


Sem dúvida Ace Combat 3 é um dos jogos que possuem gráficos mais bonitos do Playstation 1, belas paisagens, metrópoles repletas de luzes a noite, cenários chuvosos, geleiras, ferrovias e até mesmo missões espaciais dependendo da organização que fizer parte. Ótima trilha sonora que traz um clima a mais e se encaixa perfeitamente com o ambiente.















Gosto muito da jogabilidade, cada missão traz alguns tipos de naves e armamentos disponíveis para ela.
Antes de cada missão preste atenção nas instruções e estratégia para fazer da melhor forma possível, pois algumas delas é preciso cumprir certas ações em determinado tempo, existem alvos que devem ser derrubados e os alvos secundários, por isso saiba definir suas prioridades. Mesmo que não surja a mensagem "Mission Failed", as missões podem acabar sem ter sido concluídas de modo adequado e mesmo assim dando continuidade no enredo, mas dependendo de seu desempenho isso pode implicar em consequências na historia do jogo e mudança de missões, por esta razão recomendo que se não encerrar a missão com um "Mission Accomplished", volte e tente novamente.



Se quiser assistir seu desempenho na missão sob uma outra "ótica", basta depois assistir o replay, bem naquele esquema Gran Turismo, fica bem bacanudo! =D  




Concluindo, Ace Combat 3 Electrosphere é um dos jogos com os gráficos mais belos do PSX, conceito bem trabalhado, opções de escolhas, trilha sonora que te deixa imerso no universo do game e um enredo contado como se fosse um anime. Eu já cheguei a jogar um pouco de Ace Combat ZERO para PS 2, mas tenho que assumir que me sentir decepcionado, achei americanizado demais e não tem mais esse estilão anime que gostei tanto, por isso até hoje Ace Combat 3 esta entre meus jogos prediletos.



Edições anteriores de Assoprando o Cartucho: 

Hokuto no Ken - Seikimatsu Kyuuseishu Densetsu - PSX
DOOM - MS-DOS
Wolfenstein 3D - MS-DOS
Wonder Project J - Snes
Super Tokusatsu Taisen 2001 - PSX
Clock Tower - Snes
E.V.O - Snes


3 comentários

Thais Led disse...

Nunca joguei, mas fiquei com vontade!

Thais Led disse...

Nunca joguei, mas depois de ler fiquei com vontade ^_^

Dan Higa disse...

Jogaremos juntos! *o*

Tecnologia do Blogger.