Header Ads

Grande Crise nos Eventos de Animê



Eu precisei de uns “estalos” para conseguir ver o que realmente estava acontecendo. Ver o que já era o óbvio da história e é isso que eu vou mostrar hoje para vocês neste post, vou falar sobre a crise que os eventos de animê vem tendo com o passar dos anos.

Eu sou frequentador de eventos desde 2003 mais ou menos e eu lembro de uma coisa, lembro que eu me divertia porque tudo era novidade, sim vocês ouviram bem, tudo era novidade. Hoje eu vou falar sobre:
  • Espaço Fisico
  • Segurança
  • Respeito
  • Qualidade
  • Novidades
São 5 tópicos que eu vou tentar abordar o melhor possível para vocês entenderem o que se passam nos eventos de animê hoje em dia. Vou abrir os olhos de vocês para verem o que eu vejo e vocês podem até não concordar ao ler essa matéria, mas ao ir no evento e lembrar do que eu escrevi aqui, vai ter muita coerência isso tudo.

Espaço Físico

O termo eu escolhi para descrever o lugar onde o evento é feito. É um fator muito importante, pois ele tem que ser acessível, tem que suportar o tipo de publico que vai vir durante os dias de eventos e ele tem que ser seguro e “andavel” . O que temos hoje é apenas vergonha, vergonha e mais vergonha desses lugares de eventos. Eles usam tanto certos espaços que o que vemos é o lugar com mato, barro, destruído, perto de areas perigosas, as vezes de acesso péssimo para nós, apenas sendo acessível para quem vai de caravana para um evento. Um grande exemplo é o AnimeCon que no ano de 2010 cavou sua cova fazer em um lugar pequeno para o tipo de publico, gerando assim o famoso “boca-a-boca” que foi apenas o estopim para tirar ele do ranking de grandes eventos do estado de Sp e provavelmente não teremos mais este evento, pois ele foi um fracasso fisicamente falando. Péssima escolha para um evento considerado de grande porte. Agora vamos ver o Anime Friends que ganhou o Mart Center para sediar seus eventos. As calçadas são praticamente todas destruídas, barro dentro do evento, o lugar todo caindo aos pedaços, não muito acessível ao publico. Parece cenário de Modern Warfare. Uma vergonha. Temos tantos lugares e a Yamato tem tanto recurso ($), para arranjar um outro lugar, tem tempo para se programar, mas não, cobram 35 dilmas para colocar você dentro de um lugar porco, sem ninguém para limpar os banheiros, apenas o lado de fora do evento, ou fingir tal e colocam banheiros químicos fedidos que só servem para entopir e fazer muita gente passar mal dentro do evento. Não preciso falar mais não é mesmo?

Segurança

O evento começa dentro do espaço certo com stands, praça de alimentação e palco certo? ERRADO. Evento começa na fila, é de pessoas que estamos falando, por isso que eu apontei Espaço Físico primeiro, por que o quando se escolhe um local tem que pensar nas pessoas que vem para prestigiar seu evento. É muito ruim você ver na comunidade dos eventos tópicos do tipo “fui furtado em tal evento” ou  “me roubaram na fila do evento” e pior ainda é ver um bando de filho da puta falando “se fodeu”, mas não vim aqui falar dessas pessoas e me descupe o linguajar, mas vamos convir, eles merecem que eu fale assim deles. Além das filas temos também as caravanas que entram em eventos grande parte sem ser revistada apenas para entrar mais rápido por que não conseguiu cumprir o prazo. Imaginem vocês uma caravana que trás cem pessoas e nenhuma delas é revistada? Sabe o que pode acontecer? Aquelas famosas bombas de pimenta que o viraram moda jogar no evento ou coisas piores, que eu nem quero citar aqui. Os eventos deveriam ter mais seguranças em pontos estratégicos preparados para ajudar ou para simplesmente botar uma moral, para neguinho que vai em evento para fazer “malandrisse” se tocar e pensar duas vezes antes de sacanear o cara que está lá para curtir o evento.

Respeito

Espaço Físico e Segurança são os dois fatores que alavacama ideia de respeito, mas não somente esses fatores e sim um em especial: Valor do Ingresso. Se um evento não muda suas atrações já faz mais de quatro anos e nem mesmo o local porque diabos ele a cada ano aumenta o valor do ingresso? Seria para restringir o público ou simplesmente porque sabe que o público quer ir nesse evento e sabem que o pobre do otaku daria sua alma para ir naquele evento tão esperado o ano todo? É simples, é porque o seu dinheiro é mais importante que você. Não estou dizendo que os eventos não possam lucrar, mas estou dizendo que eles não podem cobrar a mais por algo que não tem novidade e é a mesma coisa do ano passado e vai ser a mesma coisa ano que vem. Atrações novas? Não me vem com essa, são as empresas que vão dentro do evento que levam alguma coisa de novo para chamar a atenção dos participantes, não tem nada de novo nisso, apenas o mesmo fantasiado. Poxa, dói no bolso pagar 35 dilmas por um evento que não muda né? Por um evento que a infraestrutura dele é a mesma de uma pós-guerra, que você tem uma relativa chance de se machucar andando por ai por que o tipo de terreno não é favoravel, pois o maldito é barro e terra. É ruim pensar que ninguém que organizou isso pensou que viriam cosplayers com cosplays elaborados e que a movimentação é meio ruim e por isso seria bom um lugar mais elaborado. E ruim pensar que não pensaram no público, coisa que simplesmente é verdade.

Qualidade

É o que falta hoje em dia. Um evento que tem todos esses defeitos que eu apontei acima é um evento que não tem a palavra a seguir: qualidade. Qualidade é o que todos querem quando compram um produto, quando compram uma comida ou vestem uma roupa. Qualidade não é apenas no produto e sim no tipo de atendimento, é a busca da exelência e não da perfeição. É saber que tem defeitos e tentar melhorar eles e não simplesmente largar tudo e “foda-se”. Eu quero qualidade nos lugares que eu vou, eu pago caro para ir nesses lugares e não to pagando para ir em um lugar de estrutura mediocre ou simplesmente de inexistência de estrutura. É simplesmente triste, frustrante e tecnicamente broxante ir em um evento que eu poderia ter feito na laje no fundo da casa de um amigo (não que eu tenha um amigo assim, mas se tivesse pelo menos piscina de plástico ele teria que ter), e não quero saber: paguei caro, quero qualidade. Veio artista internacional no evento! Legal, e o lugar onde o publico vai ficar para ver ele?Ah foda-se né. Quando eu vejo a estrutura de um evento feito em outro país e os do alguns grandes do Brasil eu simplesmente sinto vergonha.

Novidades

Oi Organizador! Está na hora de inovar não é mesmo. O que seu evento de animê fez para inovar este ano? Eu gosto de animekê, eu gosto de apresentações cosplays e eu gosto de bandas no final do evento, mas todo ano a mesma coisa você não acha que já enjuriou? Trazer dublador para fazer uma palestra é legal, geralmente vem sempre os mesmos, mas é legal. Agora eu nunca vi um evento trazer um mangaká ou cantor famoso de animê para dar uma palestra ou falar do seu trabalho, acho que iria ser super emocionante. Ou quem sabe uma apresentação de algo dentro do mundo dos otakus como uma orquestra de games, que você apenas pode ver dentro de eventos apenas disso? Que tal inovação em conforto para as pessoas que estão dentro do evento, para os logistas quem sabe, pois logista feliz é logista dando desconto... ou não. Tem muitas idéias mas não seria legal dar de mãos beijadas. Vocês tem que correr atrás. Quando vou em um evento de games eu vou porque quero saber de novidades de games, quando vou em uma feira de automovel é porque eu quero ver uma novidade em mercado automobilistico.  Novidades, queremos novidades, o mesmo já cansou.

Bom pessoal é isso que eu queria dizer, que hoje em dia estamos simplesmente sofrendo como desleixo dos organizadores. Os cosplayers são vão no evento porque tem campeonato para eles e as pessoas vão no evento para ver os cosplayers. Ou para um campeonato a parte de alguma “tribo” que da no máximo vinte pessoas em cada uma, que nem chegam a duzentas em um evento de porte grande. Ou elas vão para ver amigos que só da para ver nesses eventos. É ruim dizer, mas as pessoas só vão nos eventos por causa umas das outras, porque pelos eventos mesmo, tem que ter uma novidade muito boa, coisa que não vamos ver tão cedo se continuar com esse desleixo.

Vamos debater sobre essas coisas, o campo comentários está aí justamente para isso.

10 comentários

Dark Skywalker - DS disse...

kra...

eu tb frequentava há bastante tempo os eventos... (até vir pro nihon)

eu concordo inteiramente no que vc escreveu

o ultiimo evento que fui... foi na AD 2008 mas também não foi muto grande coisa xD

o melhor mesmo... pra mim foi a AF 2007 marcou muito pra mim akele evento ^^

Yatta disse...

É, tem mutia coisa que bem que podia mudar mesmo...

Sei lá, eu já nem digo mais nada... Se faço uma crítica construtiva, sou "O Monstro", "O CAra Errado Que Só Fala Merda", então, nem dou mais minha opinião e nem ajudo mais... Quem quiser minha ajuda e meu apoio, que pague popr isso, afinal, de graça, não dá, tenho contas a pagar, né... E meu dinheiro escasso, eu é que não uso pra pagar entradas de eventos MESMO!

Espero que após organizadores, de várias empresas, lerem este post que tu escreveu, consigam enxergar aquilo que não quiseram quando eu falava. Agora são outras pessoas falando, não "O Cara Errado Que Só Fala Merda", né?

É isso ae!

Bom post, LD!

LIVE LONG AND PROSPER!

Mayu disse...

tb concordo viu =S
antes eu ia em váaarios eventos, todos q eu podia..
mas... eu queria ir.... mas perdeu a graça e ta mto caro!! 35 dilmas do ingresso e ainda tem mais as dilmas da minha caravana, no final ficam 55 dilminhas (kkk adorei isso xD)
sabe.. é desanimador pagar tudo isso sabendo que o evento vai ser igual D:
Agora tem o pessoal do k-pop e tals q anima o nosso dia xD mas eles n tem nda com o evento.. sao simplesmente uma sala tematica/banda, ou seja, os organizadores n fizzeram poha nenhuma XD

eu ainda to criando coragem p voltar pra eventos D: ja fazem uns 3 anos q eu n vo! (isso pq to morando em ampa agora XD mas prefiro ir de caravana uahauha)

no ultimo AF q eu fui foi nesse lugar ai q tinha barro. detalhe que choveu, nao mto.. só fraquinho p molhar todo mundo. Detalhe 2: eu estava de kigurumi e de pantufa. resultado: tive que ficar pulando as poças d'agua/barro pra n me sujar inteira...tive q prestar mais atenção no chão do que em me divertir =S

Yatta disse...

recebi um e-mail agora, de um cara que preferiu ficar anônimo, pediu para que chamássemos ele de "YAN".. então, aqui vai o depoimento dele:

===
"Yan"

Eu fui a todos os dias do AF desse ano e fikei muito triste ao fazer depois, as contas de quanto eu gastei ao todo, com agua...Agua mesmo, a velha e boa H²O, q vc bebe de graça em qq bebedouro porai...menos no AF pq não havia bebedouros...nao este ano. Foi muito frustrante ter q pegar 36 conto do total q eu economizei (q ja nao era muito) pra poder comprar os mangás raros q eu so ia encontrar no AF, e torrar em garrafas d'água pq a sede falava mais alto... Sim, 36 conto, pois a água estava 3 reais...enquanto o muppy estava 1,30...Agora, me pergunto COMO um produto industrializado consegue custar MAIS BARATO do que ÁGUA...

D tudo, isso foi o q mais me chocou. As vezes os seguranças revistavam as pessoas entrando, e as vezes nao...nao havia uma ordem...um padrao...fora os varios furtos q houveram em salas tematicas esse ano...Honestamente, contrariei todas as sugestoes q me deram em deixar meus pertences no guarda-volumes....nao tenho vergonha d admitir q tive medo SIM, de deixar meus pertences MESMO no guarda-volumes...

Essas coisas sim, me dao raiva d ter pago tanto pelos ingressos...Nao estou a reclamar do preço...q alias, eu ainda acho muito justo pra um evento de qualidade, desse porte...o problema, é exatamente esse: Esse ano o AF nao tava com toda essa qualidade pra ta custanto tudo isso...A qualidade caiu....e muito...houve furtos (sim, no plural), falta de bebedouros (q ha em QUALQUER evento), segurança q nao revistava o tempo todo...mas o preço nao caiu...ao contrario...

Enfim...esse ano eu fiquei muito desapontado mesmo...espero q melhore ano q vem...senao AF vai ser mais um q eu nao vou mais...

PS: Quanto a aquela sugestao de fazer uma orquestra de games q o LD escreveu no post: O pessoal do AnimABC fez isso na ultima edicao do ABC...foi irado!

Márlon kamui disse...

Expressou muito bem seu descontentamento,parabéns. Espero que consiga que mais pessoas sigam o exemplo e passem a exigir algo de mais qualidade.

Mas seu texto me deixou um pouco triste. Resido em Teresina, e por aqui, além de não haver um evento realmente grande, falta apoio/incentivo e até mesmo local adequado para a realização dos mesmos. Então por que fiquei triste? Bom, sempre tive muita vontade de conhecer os eventos de SP, e de fato pretendo conhece-los, eu sempre tive em mente que um evento como o AF era o exemplo a ser seguido, e continuo achando, porém não mais com a mesma utopia, afinal, segundo seu texto o evento aprenta quase os mesmo problemas que os "pequenos" daqui, mas em proporção bem maior, e levando em consideração que SP é 10 vezes maior que Teresina...

Estou me baseando no seu texto e em alguns comentários que vi sobre ele no face. Proximo ano pretendo conhecer o evento e tirar minhas próprias conclusões, provavelmente tudo será novidade e acredito que gostarei bastante. mas não deixarei que essa emoção atrapalhe meu senso crítico ao analisar a estrutura do evento.

Té mais!

Anderson disse...

Ok, vamos falando a verdade?

Eu estive no AF desde o primeiro! Eu fiz parte da equipe do setor de RPG. E participei de todos consecutivamente. Por isso eu posso afirmar por experiência que jamais vi um AF tão bom quantos os primeiros. Claro que vários outras atrações vieram acrescentar ao evento, mas a QUALIDADE caiu inegavelmente. Existem muitos outros eventos que já frequentei, bem mais simples e que muito otaku burgues não vai porque é "evento pobre". Bom, mas esses eventos estão tentando surgir, melhorar, ser uma opção. Sem opções de mercado quem é líder não vê motivos para fazer melhorias. É o quê esta acontecendo. Conheço dezenas de pessoas que foram ao AF justamente por pontos aqui apresentados: para ver amigos. Mas poxa, é possível arranjar outras opções sim e vou dar um exemplo maravilhoso de evento: Festival do Japão

Eu fui no Festival do Japão que aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes. Com certeza foi a melhor escolha que fiz. A troca do AF pelo Festival do Japão foi excelente e aponto os motivos:

LOCALIZAÇÃO: um local privilegiado, que é possível ir a pé da estação Jabaquara. Porém, se você preferisse, haviam ônibus circulando frequentemente para o evento. Cada ônibus demorava 5 minutos pra menos, um excelente esquema de transporte que foi montado. Ah sim... e DE GRAÇA!!!

ESPAÇO: O CEI é um local bem amplo e espaçoso. De fácil acesso tanto de ônibus, Metro ou carro. Devido ao alto volume de visitantes, uma vaga lá ficou um tanto quanto difícil de conseguir, mas como estamos falando pela ótica de otaku e otaku dificilmente vai para evento com carro próprio, pelo menos a maioria, então isso não representa muito problema.

INGRESSO: essa é para deixar os otakus muito triste – apenas R$10,00!!! Isso mesmo, R$10,00. “Ah, mas não tem atrações internacionais”. Oh-ho! Ledo engano... havia sim e fantásticas: as cantoras Mariko Nakahira (que lembra muito a cantora do tema de encerramento do anime Castela Animado) e Tsubasa (não conhece? Que admirador da cultura japonesa é você?)

ATRAÇÕES: e já que estou falando de atrações, ai vem a novidades que foram comentados na matéria – WCS, ou seja World Cosplay Summit – o MAIOR concurso de cosplay e o ÚNICO que levam os finalistas para o Japão (para os desavisados, o Brasil já ganhou duas vezes, certo); Tokyo Fashion Festa São Paulo; Miss Nikkey (com lindas garotas) e por ai vai.

ORGANIZAÇÃO: Impecável. Para todo lado que você olhava tinha pelo menos de um a dois representantes do evento. Se você tivesse alguma dúvida e eles não soubessem como resolver, eram muito educados e já iam procurar quem poderia fornecer as informações. O layout do local, sua logística, era ótima: um local bem separado onde eram realizados os shows, que ficava próximo da praça de alimentação (essa sim maravilhosa com praticamente tudo que há na culinária japonesa, TUDO! De Udon e Lamen diversos até Okonomiake a moda sulista. Rs). A área das estandes estava em um local bem aparte, tranquilo. Local amplo e arejado que, mesmo com um grande fluxo de gente lá, era possível andar sem ficar encochando ou sendo vítima. Realmente tranquilizador e com um bom número de banheiros. Nem todos extremamente limpos, mas bem mais cuidados do que os de “outros” eventos.

Enfim, foi um evento excelente e valeu os meus R$10,00 que paguei e dos meus amigos, porque acabei convidando amigos meus para irem lá e eles adoraram a mudança de ares. Mas também aqui fica uma ressalva: os organizadores de outros eventos também não são os únicos responsáveis. Quem frequenta é totalmente responsável também. Se não se dá o valor, porque os organizadores dariam? Como nenhum frequentador de eventos não reclama com eles, eles aceitam que deve estar tudo bem, as mil maravilhas. Se fosse levantado a questão de se fazer um boicote gigantesco para o bem e melhoria dos eventos, poucos adeririam ao movimento porque é bem mais fácil ficar parado aceitando o que esta ai do que reivindicar seus direitos. Como todo e bom brasileiro já faz atualmente.

mihhmisty disse...

Eu fui em eventos durante anos, e na maioria.
Mas agora, simplesmente cançei.

Qual graça ir em eventos se não tem nenhuma novidade? Se é sempre a mesma coisa? Eles podiam dar uma renovada em alguns projetos e fazerem o evento fikar bem melhor.

Segurança também, eles brigavam com gays que se comiam, mas evitar que pessoas furtassem outras, nem pensavam nisso- Já vi um amigo quase sendo furtado (e por sorte, eu tava lah pra chamar atenção dele), e eu mesma já fui furtada, coisas simples, mas minhas coisas!
Eles dizem que não pode entrar com garrafa de bebidas, então, como é que vários amigos meus entraram?xD E os seguranças nem notaram? Se fosse uma arma, imagina só que maravilha. Todo mundo morria e eles nem iam notar.

A estrutura é ótima tbm, já que ocorre o famoso encoxa-encoxa. Pra andar, vc tem que ir encoxando as pessoas. E certas pessoas se aproveitam disso.

Se os eventos de anime não melhorarem logo, não pararem de pensar só em lucrar com coisas mediocres, não criarem novidades, não só eu como muitas outras pessoas, iremos preferir ir a bares do que pra lá. E aí sim, esses eventos do yamaha irão falir.

Sacola Man disse...

Eventos estão broxantes
Anime Dreams nem tem mais aquele lance de Tanabata que tinha antigamente e era tão legal...

Ricardo Santoro LD disse...

Obrigado a todos pelos coments. Gostei muito de ler o comentário de vocês e saber que compatilham da mesma opinião que eu. Espero que mais pessoas vejam isso e se mobilizem. Obrigado de coração

Ricardo Santoro LD disse...

http://www.facebook.com/pages/A-Grande-Crise-nos-Eventos-de-Anime/209879442396324

Montei o grupo no facebook, só curtir galera.

Tecnologia do Blogger.